IDENTIDADE: 

              Repare Quilombo é um projeto digital de jornalismo subjetivo e identitário, lançado em 2020 na cidade de Morro do Chapéu, região da Chapada Diamantina - Bahia. É aqui, “na terra do frio e das flores”, que informamos por trilhas alternativas. 

                Com respeito e dedicação ao jornalismo social e de credibilidade, reparamos para informar através do reconhecimento e do compartilhamento de fatos culturais, afro-baiano-morrenses e políticos, escondidos detrás dos morros dessa região.      

             Por isso, de “corpos fechados” e sem fins lucrativos, todas as nossas reportagens são pautadas pelo interesse público local e feitas com base na rigorosa apuração dos fatos.

Óh as caras:

Sirlene Santos.jpeg

Sirlene Santos

  • Sirlene Santos

Pós-graduada em Gestão de Pessoas por Competências (UFBA);graduada em Serviço Social pela UNIP. É Presidente da Associação Mulheres Quilombolas em Ação Dandara dos Palmares (AMQADP); Secretária Executiva do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) de Morro do Chapéu, Ba. Diretora de Conteúdo, quilombola e ativista cultural. De manhã, café só com cuscuz! Pertence, sugere e cria. 

Nathan Rocha.jpg

Nathan Rocha

  • Nathan Rocha

MBA em Comunicação e Semiótica, pela Estácio; é formado em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus Seabra. Idealizador do fanzine Chão de Terreiro (com circulação apenas no bairro Alto da Chapada, em Morro do Chapéu - Bahia), e repórter do Repare Quilombo. Chapadeiro e filho de Orixá, é apaixonado por rapadura, café com leite e incenso. Descobre, repara e narra.   

camaradas:

Lúcia_Fabiana.jpeg

Lúcia Fabiana

  • Lúcia Fabiana

Agora, ela é das nossas! Mestre em Crítica Cultural (UNEB); pós-graduada em Geografia Cultural e Diversidade, pela Faculdade Vasco da Gama; graduada em Geografia (UNEB), e professora substituta da Univasf - Campus Senhor do Bonfim. É colunista Repare Quilombo.

Gildeci Leita.JPG

Gildeci Leite

  • Gildeci Leite

Gildeci de Oliveira Leite é escritor e professor de Literatura da UNEB; doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA); mestre em Literatura (UFBA); especialista em Educação (ABEC – UNIBA) e licenciado em Letras Vernáculas (UFBA). Agora, colunista Repare Quilombo, escreve sobre afro-baianidades.

Advogado, graduado pelo Centro Universitário Regional da Bahia –UNIRB, e pós-graduando em Direito Previdenciário. É secretário do Conselho Municipal de Cultura de Morro do Chapéu (CMPC), quilombola, poeta e ativista pela justiça racial.

Gabriel Oliveira

  • Gabriel OLiveira
WhatsApp Image 2020-09-23 at 15.28.47.jp
WhatsApp Image 2020-09-23 at 19.17.57.jp

Eumara Maciel

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (CEAO/UFBA);
secretária executiva da Universidade Federal do Oeste da Bahia do Centro Multidisciplinar do Campus de Barra (UFOB/CMB);
membro do Grupo de Pesquisa África: história e identidades (UFBA); e
autora dos livros: Espaços do eu em Infiel, de Ayaan Hirsi Ali e O sem-fim da infância.